fbpx
  • Home
  • >
  • Extratta
  • >
  • Logística 4.0: como preparar a sua transportadora

Logística 4.0: como preparar a sua transportadora

extratta19112021

Que os conceitos e a evolução da logística possuem uma forte intimidade com o das revoluções industriais, provavelmente você já sabe. É natural que com o avanço de novas tecnologias, os processos produtivos sejam altamente impactados e exijam uma adaptação de todos os setores e também da sociedade.

 

Se a tecnologia permite que ocorram alterações no modelo de produção, é previsível e espera-se que a forma de armazenamento, controle e distribuição acompanhem essas mudanças, não é mesmo? Muito bem! Possivelmente agora, você pode estar se perguntando: e onde é que a minha transportadora entra nisso? O que eu preciso fazer?

 

Calma! Nós aqui da Extratta vamos te ajudar! Nosso time de colaboradores conta com profissionais preparados para te auxiliar em todo esse processo e nossas soluções te ajudam a potencializar os seus resultados e sair na frente! Então vem com a gente conferir o que é essa tal de Logística 4.0.

 

Afinal, o que é Logística 4.0?
A evolução logística está intimamente ligada à evolução dos processos industriais. Atualmente, vivemos a chamada Quarta Revolução Industrial, dando origem ao conceito de indústria 4.0. É dessa expressão que surge o termo Logística 4.0.

 

A Quarta Revolução Industrial é marcada pelo desenvolvimento de novas tecnologias de automação e de troca de dados. Esse processo ficou conhecido como Internet das Coisas (IoT). Isso significa que a indústria 4.0 apresenta fábricas inteligentes, com processos automatizados e computação em nuvem.

 

Trazendo para a nossa realidade, podemos dizer que a Logística 4.0 é uma expressão que representa essa nova fase logística ultra conectada. Ela se utiliza de tecnologias modernas de informação e comunicação para acompanhar e atender aos requisitos impostos pela indústria 4.0.

 

Na prática, estamos falando de novas tecnologias e recursos com o objetivo de trazer agilidade, redução de custos e ganho de eficiência. A Logística 4.0 traz a automação dos processos, permite o acesso à informação em tempo real, garantindo uma análise de dados completa e segura. Tudo isso com a vantagem de menor possibilidade de erro e em muito menos tempo.

 

Como a Logística 4.0 pode beneficiar a sua empresa
Que o avanço da implementação das novas tecnologias e recurso da Logística 4.0, prometem causar mudanças relevante nos processos atuais das empresas você já percebeu. Mas para deixar ainda mais claro, elencamos alguns dos benefícios que ela pode gerar:

• Redução de estoques, perdas e desperdícios;

• Aumento da satisfação dos clientes;

• Gestão com base na análise de dados;

• Otimização de espaços e de custos de armazenagem;

• Aumento da eficiência operacional;

• Otimização de frotas e eficiência de roteirização.

 

Além disso, com as mudanças e inovações da Logística 4.0, acredita-se que em um futuro próximo as máquinas podem ser capazes de tomar decisões, sem a interferência de nós seres humanos. Inclusive coletando e analisando dados, podendo interpretá-los e entregá-los de modo muito mais rápido, prático e barato.

 

Saiba como preparar a sua transportadora?
Se podemos perceber facilmente que a indústria 4.0 já é uma realidade, com a Logística 4.0 não seria diferente. Não só para se destacar, mas para se manter no mercado é preciso investir em tecnologia! A resistência às mudanças e adaptação a esse novo momento podem trazer sérias consequências para a sua empresa.

 

Separamos algumas dicas que podem te ajudar a prepara a sua empresa para esse novo momento da Logística 4.0. Confira com a gente:

1. Mantenha-se informado sobre as tendências

O primeiro passo para estar preparado para qualquer mudança é saber que ela está acontecendo! E embora a afirmação seja completamente óbvia e pareça banal, temos certeza que não é tão fácil reservar um tempo na rotina para se atualizar sobre as novidades do mercado, legislações, documentos…

 

Com as mudanças acontecendo muito rápido, precisamos estar atentos e informados sobre as novas tecnologias que estão surgindo e que podem fazer sentido para o nosso negócio. Num setor competitivo, estar à frente e adaptar-se rapidamente ás mudanças é um diferencial muito importante.

 

 

2. Invista na comunicação e troca de dados

Se os novos processos vinculados à Logística 4.0 estão exigindo respostas cada vez mais rápidas e dinâmicas, para garantir a agilidade de retorno demandada pelo mercado a palavra de ordem é conectividade. Então, invista em sistemas que possam ser integrados com os de seus clientes, embarcadores, terceiros e parceiros.

 

Aposte em tecnologias como o EDI (Electronic Data Interchange) – troca eletrônica de dados, que realizam essa integração e evitam o retrabalho, reduzindo custos, evitando erros e garantindo velocidade na entrega do trabalho.

 

3. Implante um bom software de gestão de transporte

Consegue imaginar gerenciar uma empresa na ponta do lápis ou em planilhas do Excel em uma época em que estamos falando de processos automatizados e caminhões sem motorista? Não parece um cenário promissor para essa empresa, não é mesmo?! Por isso é muito importante investir em um bom software de gestão de transporte.

 

Um sistema de gestão de transporte completo é indispensável para organizar a rotina de qualquer transportadora moderna! Atualmente, temos opções excelentes disponíveis no mercado, com funcionalidades que melhoram muito a gestão da sua empresa, inclusive permitindo a integração com sistemas governamentais, clientes e parceiros.

 

4. Use a mobilidade a seu favor

Conecte a sua frota e motoristas à base em tempo real. Utilize tecnologias que possibilitem o rastreamento e a comunicação a distância. Assim, você pode acompanhar a qualquer momento o trajeto de um veículo, o desempenho de um motorista e inclusive a média de consumo de combustível.

 

Com a mobilidade você pode falar com o condutor e receber informações a qualquer hora, sobre o status da entrega ou ocorrências que tenham acontecido no percurso. Informar as condições da estrada, acidentes na via e verificar qual a melhor rota a ser escolhida.

 

Nós sabemos que todo processo de mudança e adaptação causam certo desconforto e podem gerar receio e dúvidas. Nesse momento, o importante é pesquisar, conhecer projetos, estudar e buscar a solução mais moderna e adequada para a realidade da sua organização.

 

Fale com a Extratta!

Conseguimos te ajudar a entender melhor sobre o que é a Logística 4.0 e como você pode preparar a sua empresa? Ficou com alguma dúvida? Nossa equipe está à disposição para te ajudar e acompanhar nesse processo. Se você gostou desse texto, clique aqui em aixo e compartilhe com a sua equipe!

COMPARTILHE:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin